João Paulo Silveira é jongueiro, natural de Pinheiral e está cursando faculdade de direito. Sempre trabalhou no campo da juventude e hoje faz parte da Comissão de Jovens Lideranças Jongueiras e também é integrante do Centro de Referência Afro do Sul Fluminense em Pinheiral. Sua iniciação com audiovisual se deu através dos trabalhos do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu onde aconteceram seminários de audiovisual com as juventudes jongueiras, refletindo e produzindo sobre os conhecimentos tradicionais das mestras e dos mestres jongueiros em algumas comunidades no Rio de Janeiro e São Paulo. Este trabalho estimulou os registros com os mais velhos em suas próprias comunidades.


JULIA BOTAFOGO
JOAO PAULO SILVEIRA
Produção
Julia Botafogo
Luciano Dayrell
Tais Lobo
João Paulo Silveira
Produção Executiva
Julia Botafogo
Direção
Luciano Dayrell
João Paulo Silveira
Direção de Fotografia
John CM
Assistente de Fotografia
Pedro Augusto
Fotografia
Julia Botafogo
John CM
Técnico de Som
Lennon Jaguar
Assistente de Som
Marllon Lopes
Edição
Taís Lobo
Desenho de Som
Taís Lobo
Luciano Dayrell
Edição de Som e Mixagem
Dionísio Ferreira
Correção de Cor
Bruno Fochi
Fotografia Still
Flávia Viana
Arte Grafica
Sília Moan
EQUIPE TÉCNICA
SOBRE OS REALIZADORES
LUCIANO DAYRELL
Luciano Dayrell é formado em cinema na Universidade Federal Fluminense e natural de Viçosa, Minas Gerais. Foi a partir do envolvimento da UFF com as comunidades jongueiras é que começou a atuar no campo do documentário, um trabalho que se desenvolveu em outras atividades, como formação, mobilização, documentação e divulgação no contexto do audiovisual junto às comunidades jongueiras e o Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu que é um programa da UFF.
O trabalho com povos tradicionais se estendeu para o Norte de Minas Gerais, onde produziu inúmeros documentários sobre povos quilombolas, vazanteiros, geraizeiros dentre outros, sempre associado às próprias articulações desses povos junto aos movimentos sociais e entidades afins.
Hoje trabalha com produção audiovisual e pesquisa no contexto acadêmico e com trabalhos autorais em diversos segmentos.

TAIS LOBO

Julia Botafogo é Produtora Cultural por formação e fotografa por paixão. Atua na criação e se envolve em diversos projetos que permeiam a educação diferenciada, a agroecologia, a permacultura, a tradição oral e a cultura livre. Participa da Rede dos Pontos de Cultura, como gestora do PDC Caiçara, nas comunidades da Península da Juatinga em Paraty e PDC Caipira da Mata Atlântica, em Aldeia Velha, norte fluminense do RJ.
Com o coletivo Escola da Mata Atlântica, realizou diversos projetos, entre "Semeando Cinema na Mata Atlântica" e "Mi.Mo.S.A - Mídias Móvel S.A., a Mimosa que dá Filmes!". Dirigiu o documentário Aldeia Velha e Suas Raízes".
Taís Lobo é documentarista e educadora, formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Integra o Núcleo de Audiovisual do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu, onde desenvolve ações de formação e realização audiovisuais no contexto do cinema/educação comunitários, e trabalha na produção de filmes de diversas organizações feministas e ligadas a movimentos sociais. Atua em pesquisas, processos de formação e produções audiovisuais sobre cultura, educação, gênero, sexualidade e feminismos, e acredita piamente na potência política das histórias contadas em primeira pessoa.